Monitoria
2018

Aberto Processo seletivo para Monitor de Anatomia de todos os cursos de saúde.

<style><!-- [et_pb_line_break_holder] -->.btn_od{<!-- [et_pb_line_break_holder] -->min-width: 220px;<!-- [et_pb_line_break_holder] -->line-height: 2.5em !important;<!-- [et_pb_line_break_holder] -->text-align: center;<!-- [et_pb_line_break_holder] -->box-shadow: 0 4px 18px -4px rgba(0, 0, 0, 0.6);<!-- [et_pb_line_break_holder] -->}<!-- [et_pb_line_break_holder] --></style>

MONITORIA

A Monitoria Acadêmica é um instrumento da educação, de caráter ensino-aprendizagem, exercida por estudantes regulamente matriculados e sob a supervisão de docentes que tem como objetivos despertar o interesse dos graduandos pela docência a partir da experiência vivenciada pela prestação de auxílio acadêmico aos discentes nas disciplinas contempladas através das discussões no campo teórico e prático.

 

AS INSCRIÇÕES DIGITAIS COMEÇAM DIA 14/05 AQUI NO SITE

O que faz o Monitor de Anatomia?

O monitor de anatomia atende a demanda dos discentes matriculados em períodos posteriores, o que proporciona o nivelamento. A monitoria, no contexto educacional, visa também à promover melhoria na qualidade de ensino da graduação, articulando teoria e prática, na produção do conhecimento, sob a orientação de um docente responsável pela disciplina na qual o discente for monitor, além de oportunizar subsídios teóricos que auxiliem na consolidação de uma atividade docente coerente a realidade atual, a partir do momento que se fomenta as trocas de conhecimento entre os Professores orientadores, os monitores e os discentes atendidos. Ela também objetiva contribuir para a redução dos problemas de repetência, evasão e falta de motivação dos estudantes. Neste contexto, a monitoria tem o propósito de possibilitar a troca de conhecimento entre os alunos e ofertar o reforço escolar.

O objetivo da Monitoria

A Monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem regulamentada pela atual legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, a Lei 9.394/1996, a qual permite que os discentes exerçam funções de monitoria por meio de tarefas de ensino e pesquisa, sempre considerando seu rendimento e plano de estudos. Objetiva-se ainda promover a cooperação entre docentes e discentes em busca da melhoria do ensino.
Os candidatos escolhidos no processo seletivo têm o papel de esclarecer as dúvidas dos alunos de determinada disciplina e auxiliar o professor orientador.

Bibliografia Indicada:

 

D’ANGELO, V. G & FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª ed. c Atheneu, 2007.

SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara-Koogan, 2000.

MOORE, K., L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

NETTER, F.H., Atlas de Anatomia Humana. 3a.ed. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2003. São Paulo: Atheneu, 2004.

SCHUNKE, M., SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus Altas de Anatomia. Anatomia Geral e Aparelho Locomotor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

SCHUNKE, M., SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus Altas de Anatomia. Cabeça e Neuroanatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

SCHUNKE, M., SCHULTE, E.; SCHUMACHER, U. Prometheus Altas de Anatomia. Pescoço e órgãos internos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

Slides de Sala do Conteúdo Indicado:

Seguem os slides do conteúdo ministrado em sala: